Autor Tópico: PbF mas qual?  (Lida 7859 vezes)

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Offline Ciggi

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #15 Online: Junho 09, 2013, 12:26:03 am »
Voltei no tempo Oculto, e amei na verdade. Se tu fizer algo assim eu jogo com certeza!

Re:PbF mas qual?
« Resposta #16 Online: Junho 09, 2013, 12:30:33 am »
parece interessante a proposta do oculto, mas pra outra mesa mesmo. Talvez uma que ele narre, mas ter um pouco de espaço pra estratégias não convencionais ou pensar fora da caixa é necessário, pra não ficar algo preso demais, mesmo assim. Mas dar algumas opções pré-prontas não parece má idéia e agiliza pra quem tem preguiça de pensar em algo na hora.

Offline Ielena

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #17 Online: Junho 09, 2013, 07:33:04 pm »
Eu amei a ideia do Oculto, de uma mesa assim eu participaria, levando em consideração meu tempo. Mas falo de mim particularmente.

Gasto muito mais tempo pra bolar algo a hora, do que pra criar algo tendo como base uma diretriz.
Concordo que fica muito preso olhando por um ponto de vista da criatividade, mas acho que daria mais agilidade ao jogo. Nem os jogadores gastariam muito tempo bolando uma estratégia mirabolante, nem o narrador perderia tempo retornando as ações, pois ele já teria uma base do que pode acontecer a depender da escolha dos jogadores.

Tipo, em um jogo presencial essa ideia já fica artificial, e falar é muito mais fácil do que escrever como personagem. Você fica mais livre e consequentemente gasta menos tempo pra falar e faz a primeira coisa que vem na cabeça...
Não que eu discorde de um jogo mais aberto, mas tem momentos que eu travo hehe
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Re:PbF mas qual?
« Resposta #18 Online: Junho 09, 2013, 08:46:04 pm »
Esse exemplo que o oculto deu é muito interessante. O jogo fica rápido. O mestre já elimina muitas (muitas, não todas) das ideias que jogadores poderiam ter e que não surtiriam efeito nenhum.

Offline Atmo

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #19 Online: Junho 09, 2013, 09:01:21 pm »
Sim, lembra um CYOA. Acho que roda de uma forma mais dinâmica, dando espaço pro pessoal se desenrolar depois e voltando ao formato de sempre nas aventuras fechadas.

EDIT: notei que já tinha começado a fazer isso num pbf solo com um colega meu. Se não fosse pela demora dele, já estaríamos bem longe.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Ciggi

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #20 Online: Junho 11, 2013, 02:05:29 am »
Bom, já decidi o que vou Mestrar nesse PbF.

O jogo é passado em Khroma, num período que seria semelhando a nossa era medieval.

Os jogadores serão, senhores feudais, grandes sacerdotes, mercenários, ou lideres de algum lugar/povo que tentam sobreviver apos a guerra cromática. O plot central envolve explorar e/ou colonizar as terras que ainda não se converteram ou estão muito longe das grandes cidades.

Acho que isso já engloba bem a parte do Onde e do Quando, agora um pouco do Como. O sistema obviamente é o Savage World, ele é simples o suficiente e planejo deixar transparecer o menos possível as regras durante o jogo (isso significa que as jogadas de dados, cartas, e tudo o mais serão feitas por mim). Ainda pretendo por um pouco mais de informação sobre o cenário no tópico dele, mas é EXCENCIAL um bom background, é em cima dele que vou montar parte dos plots secundários do jogo, e quero deixar a coisa bem aberta pra todos poderem escolher livremente o que fazer em seus BG.

O jogo será em turnos, como é isso? Bem, os jogadores terão uma "cenário" complexo durante um período especifico de tempo (de jogo) e ficarão livres para interpretarem e agirem durante um período especifico de tempo real. Ao final do turno eu analiso tudo que foi dito e boto as coisas nos eixos dando continuidade com os resultados do ultimo turno influenciado o próximo etc. A principio não vou estipular um período certo para cada turno, mas deve ser algo em torno de uma semana no máximo e 3 dias no minimo. Vou conversar com os jogadores e decidir um ritmo bom para todo.

Eu tenho o começo, o meio, e o fim da campanha já decididos (obviamente SÓ do polt central), e dependendo dos rumos do jogo isso pode expandir ou não!

Vou passar um tempo buscando jogadores antes de pedir pro Oculto abrir a sessão, então os que quiserem se aventurar comigo nessa onda sejam bem vindos abordo, e os que querem e não querem por favor, deem seus pitacos!

 :victory:

Re:PbF mas qual?
« Resposta #21 Online: Junho 11, 2013, 05:02:00 pm »
Cigano, sobre os turnos, acredito que eles não devam ser tão rígidos. Deixe esse tempo, de 3 a 7 dias, em aberto. O termino do turno vai vir naturalmente. (eu acho...)

Offline Ciggi

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #22 Online: Junho 11, 2013, 06:47:46 pm »
Cigano, sobre os turnos, acredito que eles não devam ser tão rígidos. Deixe esse tempo, de 3 a 7 dias, em aberto. O termino do turno vai vir naturalmente. (eu acho...)

Como assim?

Re:PbF mas qual?
« Resposta #23 Online: Junho 11, 2013, 10:07:13 pm »
deixar de 3 a 7 dias pra fechar o turno, minimo de 3 dias e máximo de 7 XD . Eu já tô mais que dentro e com idéia de personagem faltando dar definição e detalhes, mas a base pronta já.

Offline Ciggi

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Re:PbF mas qual?
« Resposta #24 Online: Junho 12, 2013, 04:55:33 am »
Humm, acho que posso fazer algo mais maleável, a depender do que for aberto em cada turno dou um período diferente.

Agora deixa eu por a parte da criação dos personagens aqui.




Da Criação do Personagem

Backgroud

O jogo se passa na parte ocidental de Khroma, mais especificamente no continente de Thandariar. Os jogadores devem enviar um histórico com que tipo de personagem querem jogar por PM. Não deve haver nenhuma restrição quanto a isso nessa etapa, depois de analisar o histórico eu retorno uma PM com o aval ou quais modificações seriam necessárias, importante frisar que isso é uma conversa entre o mestre e o jogador em busca de um meio termo, nem algo que possa estar fora da ideia do jogo muito menos que não seja sivertido pro jogador.

De acordo com o histórico de cada um, uma quantidade de "gold" vai ser dada a cada jogador. Ele pode comprar os hexágonos em um dos mapas abaixo (Detalhes das compras podem ser encontrados mais a frente). Caso mais de um jogador queiram o mesmo hexágono eles podem disputar em um "leilão" o hexágono. Esse mesmo "gold" pode ser usado para adquirir tropas. Essa moeda será usada apenas nessa etapa do jogo.

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>> Notas:
>>> Não existe uma cultura especifica a se seguir aqui. Quando necessário, apenas por conveniência, usarei como base a cultura medieval europeia. Mas NADA impede um condado com uma cultura árabe ou com uma mistura Inca e Indígena Nativo Americana.
>>> O dinheiro do personagem será diferente do dinheiro de sua cidade. Alguns aspectos serão abordados mais tarde
>>> Soldados, castelos, etc serão comprados depois com o Gold que sobrar, ou através de vantagens.

Ficha

Esse processo deve ser rápido e simples. Lembrando que uma copia da versão lite pode ser encontrada aqui, não custa frisar que ela é gratuita! Farei apenas citações sobre cada Perícia, Vantagem, e Complicações, só vou me estender nos pontos em que houver alguma modificação com relação ao livro, maiores detalhes podem ser encontrados na versão Lite ou conversando com o Mestre

1. Raça

Existem apenas duas opções:

Humano
Citação de: Humano
  • Vantagem Extra: Humanos começam com uma vantagem extra a sua escolha

Bhars
Citação de: Bhars
  • Forte: Sua constituição bestial lhes concede uma força incrível. Bhars começam com d6 no Atributo Força
  • Garras e Presas: Embora prefiram usar armas os Bhars possuem as suas próprias armas naturais e se preciso podem usa-las causando For+d6 e concedendo um bônus de +2 em escalada
  • Forasteiro: Os Bhars, ou apenas Ferais para os humanos, são considerados pouco mais que animais e não dignos de confiança. Testes de Carisma sofrem um redutor de -2

2. Atributos

Todos personagens possuem 5 Habilidades: Força, Agilidade, Astúcia, Espirito, Vigor. Cada habilidade começa com d4 (Exceto os Bhars que começam com d6 Força), e podem progredir naturalmente para d6, d8, d10, e 12.

Todos começam com 5 Pontos e podem distribuir por cada um dos atributos. cada progressão de dado custa 1 pontos. Um humano adulto tem em média o d6 como dado padrão.

3. Perícias

De forma semelhante aos atributos os jogadores podem comprar cada perícias gastando 15 pontos. Cada ponto compra um dado (começando pelo d4) ate um limite igual ao da Habilidade atrelada a Perícia escolhida, a partir dai cada dado custa 2 pontos.

Citação de: Perícias
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4. Vantagens e Complicações

A cada Complicação adquirida o jogador ganha pontos para comprar mais Vantagens. Cada jogador pode ter 1 Complicação Maior (Valendo 2 pontos) e 2 Complicações Menores (Valendo 1 ponto cada).

Por 2 pontos o jogador pode progredir um dado em algum Atributo, ou comprar uma Vantagem extra.
Por 1 ponto o jogador pode progredir um dado em uma Perícia, ou ampliar em 100% seus recursos financeiros.

Citação de: Complicações
Menor
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Maior
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Complicações com * podem ser maiores ou menores

Citação de: Vantagens
Novato
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Experiente
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Veterano
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Heróico
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Fo=Força; Ag=Agilidade, As=Astúcia, Vi=Vigor; Es=Espirito
AA= Antecedente Arcano; CS=Carta Selvagem; >>=Vantagem Aprimorada

5. Equipamento

Todos jogadores possuem 500$ para gastarem com seus pertences pessoais.

Citação de: Itens
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4. Estatísticas

Calcule seus valores de Movimentação, Aparar, Resistência e Carisma.

Movimentação: 6
Aparar: 2+ Metade da Perícia Lutar
Resistência: 2+ Metade do Vigor+ Qualquer Armadura sendo usada em seu torso
Carisma: A soma de todas as Vantagens e Complicações que tenham bônus ou penalidades de Carisma
« Última modificação: Junho 12, 2013, 10:35:28 pm por JM, O Invisível »