Autor Tópico: Regras da casa  (Lida 755 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Assumar

  • [Coordenação]
  • Quid inde?
    • Ver perfil
Regras da casa
« Online: Abril 17, 2012, 11:26:33 pm »
Pessoal, estou postando algumas sugestões que o Alex me fez em pvt. Estou aguardando a resposta da Pixie e de mais dois (talvez 3) jogadores novatos.

Sugestões de regras:

1 - O nivel maximo de qualquer pericia não pode ultrapassar limite de: 13+(pontos do personagem/50). Arredondando para baixo. Logo, nenhum dos personagens da tua campanha poderiam ter mais que NH 15 em pericia alguma. Exessões: Caso o nivel fique maior que isso mesmo que o personagem gaste apenas 1pt de personagem. Ex: Tenho HT13 e Talento Musical 4, mesmo que gaste 1pt, posso ter "Cantar" com NH 17.

Vejo pelo menos dois beneficios:
Primeiro: O grupo fica mais nivelado. Ninguem vai ser melhor que ninguem em combate (topico em geral que dá mais controversia). O diferencial vai ser força, mas 1 ou 2pts acaba por influenciar menos os combates, ja que quem for mais forte, vai perder em outro ponto (quem sabe uma outra tecnica, ou resistencia).
Segundo: Permite que cada um gaste os pontos mais tranquilamente em outras coisas, sem aquele medo de "será que eu poderia ser melhor? bah, vou sacrificar tal pericia pra ser melhor com a espada..."

2  - Seria legal colocar uma quantidade "minima" pra pontos em pericias. Um minimo legal, na minha opinião, é de 30% do total de pontos devem ir para pericias (arred. para cima). Logo, os personagem do teu jogo (102pts), teriam q ter pelo menos 31pts em pericias (se manobras contam ou não como pericias, cabe a ti, eu não consideraria, pq elas vão acabar indo pras de combate - tipo finta ou lutar com duas armas).

Essa regrinha é pra evitar 2 situações.
Primeira: Força o jogador a colocar pontos em pericias "não combatentes". Tendo limite da ideia 1, os pontos que sobram o jogador acaba por os colocar em pericias que se encaixem no conceito do personagem. Eu tenho varios que seguem essa "regra", posso te mandar uns pra ver, eles ficam bem legais, mais ricos, e melhores em algo a mais que "bater bem".
Segundo: Evita personagens "experientes" com alguns poucos pontos em pericias. O caboclo aprendeu o que da vida?

3  - Para evitar abusos, usemos o oficial quanto ao limite de pontos negativos. Qualquer caracteristica negativa conta para o limite de desvantagens (seja em atributos ou desvantagens).

Isso evita personagens com totais de pontos negativos muito diferentes (tipo um com -37 e outro com -57 - só pq tem redutores em atributos) Dessa forma, todo mundo vai ter q sacrificar algo, mas ninguem pode "perder mais que ninguem".

Se o objetivo for "nivelar os personagens", acho que isso é importante. Veja o meu personagem, consegui varios pontos com atributos negativos, que na real vão me custar muito pouco, mas que me ajudaram muito pro personagem ficar melhor em outras coisas.

4  - Para compensar um pouco a questão acima, tambem pode-se aplicar um limite maior ao total de desvantagens, o recomendado pelo livro, que é de 50% do total de pontos. No caso do teu jogo, -51pts (mais os -5 de peculiaridades). Que ainda é um valor menor do que eu tenho com o meu personagem, que é de -58pts (com -37 e o que tive com atributos).
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed