Nas últimas sessões, nós fizemos alguns experimentos usando alguns conceitos do “combate em massa” do Gurps e que renderam uns bons momentos de diversão.
Em geral, os combates passaram a ser divididos em duas fases: o combate em massa, seguido da ação do grupo de personagens.
Andei fazendo algumas mudanças nas unidades e estou postando aqui.
Infantaria Leve:
Movimento: 2
TS (troop strenght): Ataque: 1 / Defesa: 1
Redução de Dano: 0
Infantaria Pesada:
Movimento: 1
TS (troop strenght): Ataque: 3 / Defesa: 3
Redução de Dano: 2 / 3 (contra arqueiros)
Arqueiros:
Movimento: 2
TS (troop strenght): Ataque: 2 / 1 (corpo a corpo) / Defesa: 1 /
Redução de Dano: 0
Alcance: 7 hex
Cavalaria Leve:
Movimento: 4
TS (troop strenght): Ataque: 1 / Defesa: 1 / 0 contra lanceiros
Redução de Dano: 1 / 0 contra lanceiros
Cavalaria Pesada:
Movimento: 3
TS (troop strenght): Ataque: 3 / Defesa: 3 / 1 contra lanceiros
Redução de Dano: 3 / 4 contra arqueiros / 2 contra lanceiros
Lanceiros:
Movimento: 1
TS (troop strenght): Ataque: 2 / Defesa: 3 / 4 contra cavalaria
Redução de Dano: 2 / 3 contra cavalaria
As regras são bem simples:
Cada unidade tem 20 PV.
As unidades podem se mover e atacar, a menos que estejam adjacentes a unidades inimigas. Neste caso, se se moverem, não atacam. (Exceção: Infantaria Leve)
O ataque usa 3d6 + TS + bônus (se houver). Se o resultado passar, usa-se a margem de sucesso, menos a RD e o resultado é o número de PV´s retirado da unidade inimiga.
A unidade atacada faz uma jogada de defesa, que usa as mesmas regras do ataque e também retiram PV. Numa mesma jogada atq/def, poderá haver perdas para ambos os lados.
Regras especiais:
Carga: +1 movimento, +2 TS, dano: x1,5 [x2 para cavalaria (exceto contra lanceiros)]. Para efetuar carga, a unidade deverá se mover ao menos 50% do seu movimento (contando com o +1)
Def total: +1 TS, sem movimento na próxima rodada, -1 TS se atacar na próxima rodada
heroísmo: +1 TS em qualquer jogada (uma vez para cada unidade)
Flanquear: -2 TS, -1 RD para a unidade flanqueada,
Unidade perdida: -1 TS para as unidades adjacentes do mesmo exército no próximo turno.
Eu fiz algumas simulações aqui e ficou interessante. Aberto a sugestões.