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METAFORUMS => Limbo => [RPG] Deus lo Vult - GURPS 4e => Tópico iniciado por: Assumar em Janeiro 01, 2012, 10:34:10 pm

Título: Combate com exército
Enviado por: Assumar em Janeiro 01, 2012, 10:34:10 pm
Pessoal,
A partir de algumas sessões, vocês vivenciarão alguns combates com o exército cruzado.
Minha idéia é que os combates possam alternar entre vocês como grupo e vocês liderando tropas. Para este caso, fiz algumas sugestões de unidades com as quais vocês terão contato. A idéia é diminuir a complexidade e privilegiar a movimentação tática. Assim, fiz umas adaptações que podem sofrer mudanças.

A princípio, ficaria com as seguintes regras:

1)Ataques sem modificador.
2) Defesa única.
3) Mover e atacar sem penalidade.
4) Ataque total sem a possibilidade de dois ataques e defesa total sem possibilidade de duas defesas.
5) Com 1/3 do HP, a unidade faz teste a cada turno contra 10. Se falhar, debanda.
6) Unidades adjacentes recebem +2 em todos os testes, exceto ataque, unidades adjacentes a outras que debandam ou morrem tem -2 em todos os testes (inclusive ataques) até vencer um teste contra 10.
7) Sem possibilidade de passo e movimento lateral. Movimento para trás, apenas um hex.
8) Mudar a face gasta uma rodada e para um lado adjacente.

As unidades, inicialmente, seriam:

Arqueiros:
(click to show/hide)
Cavalaria Leve:
(click to show/hide)
Cavalaria Pesada:
(click to show/hide)
Infantaria Leve:
(click to show/hide)
Infantaria Pesada:
(click to show/hide)
Lanceiros:
(click to show/hide)
Título: Re:Combate com exército
Enviado por: Assumar em Junho 09, 2012, 10:14:55 am
Nas últimas sessões, nós fizemos alguns experimentos usando alguns conceitos do “combate em massa” do Gurps e que renderam uns bons momentos de diversão.
Em geral, os combates passaram a ser divididos em duas fases: o combate em massa, seguido da ação do grupo de personagens.
Andei fazendo algumas mudanças nas unidades e estou postando aqui.

Infantaria Leve:
Movimento: 2
TS (troop strenght): Ataque: 1 / Defesa: 1
Redução de Dano: 0

Infantaria Pesada:
Movimento: 1
TS (troop strenght): Ataque: 3 / Defesa: 3
Redução de Dano: 2 / 3 (contra arqueiros)

Arqueiros:
Movimento: 2
TS (troop strenght): Ataque: 2 / 1 (corpo a corpo) / Defesa: 1 /
Redução de Dano: 0
Alcance: 7 hex

Cavalaria Leve:
Movimento: 4
TS (troop strenght): Ataque: 1 / Defesa: 1 / 0 contra lanceiros
Redução de Dano: 1 / 0 contra lanceiros

Cavalaria Pesada:
Movimento: 3
TS (troop strenght): Ataque: 3 / Defesa: 3 / 1 contra lanceiros
Redução de Dano: 3 / 4 contra arqueiros / 2 contra lanceiros

Lanceiros:
Movimento: 1
TS (troop strenght): Ataque: 2 / Defesa: 3 / 4 contra cavalaria
Redução de Dano: 2 / 3 contra cavalaria

As regras são bem simples:
Cada unidade tem 20 PV.
As unidades podem se mover e atacar, a menos que estejam adjacentes a unidades inimigas. Neste caso, se se moverem, não atacam. (Exceção: Infantaria Leve)
O ataque usa 3d6 + TS + bônus (se houver). Se o resultado passar, usa-se a margem de sucesso, menos a RD e o resultado é o número de PV´s retirado da unidade inimiga.
A unidade atacada faz uma jogada de defesa, que usa as mesmas regras do ataque e também retiram PV. Numa mesma jogada atq/def, poderá haver perdas para ambos os lados.

Regras especiais:
Carga: +1 movimento, +2 TS, dano: x1,5 [x2 para cavalaria (exceto contra lanceiros)]. Para efetuar carga, a unidade deverá se mover ao menos 50% do seu movimento (contando com o +1)
Def total: +1 TS, sem movimento na próxima rodada, -1 TS se atacar na próxima rodada
heroísmo: +1 TS em qualquer jogada (uma vez para cada unidade)
Flanquear: -2 TS, -1 RD para a unidade flanqueada,
Unidade perdida: -1 TS para as unidades adjacentes do mesmo exército no próximo turno.

Eu fiz algumas simulações aqui e ficou interessante. Aberto a sugestões.