[4e] Errata do Livro do Jogador (11 erros, 10 correções)

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

[4e] Errata do Livro do Jogador (11 erros, 10 correções)

Mensagempor Nibelung em 04 Jun 2009, 22:45

Como todo mundo sabe, dia 23 de Maio de 2009 o Livro do Jogador foi lançado no D&D Game Day. Com isso, é provável que mais gente passe a usar os livros traduzidos, e pra isso, é bom que sempre tenhamos as regras perfeitas. O trabalho da Devir nesse livro está muito bom, mas como é quase inevitável, alguns errinhos acabaram passando. Minha idéia é usar esse tópico pra reunir os erros que acharmos, pra servir de guia. Obviamente, eu vou atualizar este post conforme mais erros forem encontrados.

Erros de Mecânica

• pg 64 - O poder Chuva Mística concede aos bruxos do pacto feérico o bônus relativo apenas no dano, e não no ataque. (Na errata 01, a correção também está errada)
  • pg 65 - O poder Coroa da Loucura, na linha Sustentação, deveria deixar claro que o alvo ataca um dos aliados do alvo. Da forma que está escrita, pode-se considerar que o bruxo manda o alvo atacar um dos aliados do próprio bruxo, devido à definição de "aliado".
  • pg 65 - No poder Patas de Aranha, remova a palavra "básico" no fim da descrição.
  • pg 69 - No poder Asas de Abissal, remova a palavra "básico" na segunda linha do Efeito.
  • pg 71 - No poder Maldição do Delírio Obscuro, na linha Fracasso, deveria deixar claro que o efeito acontece no começo do turno do alvo. Além disso, o alvo ataca um dos aliados dele. Da forma que está escrita, pode-se considerar que o bruxo manda o alvo atacar um dos aliados do próprio bruxo, devido à definição de "aliado".
  • pg 76 - Nas áreas de influência de Avandra, está faltando comércio. Adicionado aos erros de mecânica por ser uma abstenção.
  • pg 128 - No poder Jaula de Energia, o alvo não possui linha de efeito para inimigos não-adjacentes.
  • pg 140 - No poder Punição Fortificante, o bônus na CA é igual ao modificador de Sabedoria do Paladino.
  • pg 171 - No poder Erre com Vontade, o efeito dura até o começo do próximo turno do alvo.
  • pg 252 - O Amuleto da Saúde +2 e o Amuleto do Vôo Seguro +2 são itens de nível 8, não 3. Por isso deveriam aparecer mais abaixo na tabela.
  • pg 318 - Na ficha o nome da primeira perícia está escrito "Acrobracia". A planilha disponibilizada no site da Devir corrigiu este erro.
  • Bônus - Dois termos de sistema estão utilizando a mesma tradução. Reach e Range estão usando como tradução "Alcance". Não chega a ser um erro, mas há a possibilidade de haver confusão. Acho pouco provável por um termo ser para ataques corpo a corpo, e o outro pra ataques à distância, mas depois da manobra Imobilizar (immobilize e trip) todo cuidado é pouco.
  • Bônus II - Tanto a palavra-chave Psychic quanto a fonte de poder Psionic receberam como tradução "Psíquico". A fonte de poder só irá aparecer no Livro do Jogador 3, mas pode causar confusão no futuro, porque vão existir poderes psionic que não causam dano psychic, e quando aparecer nas palavras-chave "Psíquico", não saberemos se a referência é à fonte do poder, ou ao tipo de dano.

Erros Presentes também no Original (e não-errateados)

• pg 92 - O poder Irrefreável não deveria ter a palavra-chave Cura, pois ela fornece apenas PVs temporários.

Erratas posteriores ao lançamento do livro
E que não foram errateados oficialmente pela Devir

• pg 82 - Remova a palavra-chave Cura do poder Armadura Divina.
  • pg 108 - No poder Posicionamento Mortífero, adicione na linha Ataque o seguinte texto: "O alvo é conduzido 3 quadrados para (...)"
  • pg 148 - No poder Ataque Cauteloso, substitua a linha Sucesso pelo seguinte:
    SPOILER: EXIBIR
    Sucesso: 1[A] + modificador de Força de dano (corpo a corpo) ou 1[A] + modificador de Destreza de dano (à distância).
    O dano aumenta para 2[A] + modificador de Força de dano (corpo a corpo) ou 2[A] + modificador de Destreza de dano (à distância) no 21° nível.
  • pg 149 - No poder Bloqueio Desequilibrante, adicione na linha Efeito o seguinte texto: "O alvo é conduzido 3 quadrados para (...)"
  • pg 152 - No poder Aço Atordoante, na linha sucesso, caso um dos ataques tenha sucesso, o alvo fica Imobilizado (TR encerra), e não atordoado.
  • pg 153 - No poder Bote da Pantera, substitua a linha Sucesso pelo seguinte:
    Sucesso: 1[A] + modificador de Força de dano, e o alvo é derrubado. O alvo fica imobilizado até o final do próximo turno do patrulheiro.
  • pg 276 - Em Resistência e Vulnerabilidade, adicione o texto da caixa superior depois do parágrafo Resistência, e o da caixa inferior depois do parágrafo Vulnerável:
    Contra tipos de dano combinados: A resistência da criatura é ineficaz contra tipos de dano combinados, exceto caso ela tenha resistência contra todos os tipos, e mesmo assim, apenas o menor valor se aplica. Por exemplo, se a criatura possui resistência 10 vs. elétrico, e resistência 5 vs. trovejante, e um ataque cause 15 de dano elétrico e trovejante, a criatura sofre 10 pontos de dano, porque a resistência contra o tipo de dano combinado é limitado à menor das duas resistências.
    Não se acumulam: Resistências contra o mesmo tipo de dano não se acumulam. Apenas a maior resistência se aplica. Por exemplo, se uma criatura possui resistência 5 vs. congelante, e então recebe resistência 10 vs. congelante, ela terá resistência 10, e não 15, vs. congelante. De forma similar, se a criatura possuir resistência 5 vs. congelante, e receber resistência 2 contra todos os tipos de dano, ela ainda possui resistência 5, e não 7, vs. congelante.

Contra tipos de dano combinados: Vulnerabilidade contra um tipo específico de dano ainda se aplica mesmo quando o tipo de dano é combinado com outro. Por exemplo, se uma criatura possui vulnerabilidade 5 vs. flamejante, ela recebe 5 de dano adicional quando sofre dano contínuo flamejante e radiante.
    Não se acumulam: Vulnerabilidades contra o mesmo tipo de dano não se acumulam. Apenas a maior vulnerabilidade se aplica. Por exemplo, se uma criatura possui vulnerabilidade 5 vs. psíquico, e então recebe vulnerabilidade 10 vs. psíquico, ela terá vulnerabilidade 10, e não 15, vs. psíquico.
  • pg 277 - Na condição Dominado, substitua todo o texto da caixa pelo seguinte:
    • Não pode executar ações. Ao invés disso, a criatura dominante escolhe uma única ação para você executar em seu turno: uma ação padrão, de movimento, ou mínima. Os únicos poderes que ela pode forçá-lo a usar são os poderes sem limite.
    • Concede vantagem de combate para os inimigos e é incapaz de flanquear os adversários.
  • pg 286 - Em Teleporte, o parágrafo Imobilizado também é válido para quando o alvo estiver Impedido. Além disso, substitua o parágrafo Destino pelo seguinte:
    O personagem deve ser capaz de ocupar o quadrado de destino sem se espremer. Se o quadrado de destino obrigar a criatura a cair, ou for terreno de impedimento, o alvo tem direito a um teste de resistência. Caso ele seja bem-sucedido, o teleporte é negado.

Última vez editado por Nibelung em 20 Jan 2010, 01:04, editado 131 vezes no total
Imagem
Twitter: @nibelung
Procurando uma casa nova pra postar Flipside: 7/23+[/b]
Imagem
VOCÊ ACABOU DE PERDER NO JOGO! DE NOVO!
Nibelung

Data de registro: 25 Ago 2007, 02:47

Re: [4e] Errata do Livro do Jogador

Mensagempor Luminus em 05 Jun 2009, 09:34

Quer dizer que teu livro chegou para você então? Bom saber :)

E.
TWITTER, CENÁRIO, BLOG, TÓPICO, LIVROS À VENDA e um TUTORIAL PARA ORGANIZAR EVENTOS DA RPGA

"O cenário de campanha é o lugar onde os PJs vão quando saem da dungeon"
Imagem
Luminus

Data de registro: 05 Nov 2007, 17:26

Mensagempor WillDice em 05 Jun 2009, 21:40

Página 252: O Amuleto da Saúde +2 e o Amuleto do Vôo Seguro +2 são itens de nível 8, não 3. Por isso também deveriam aparecer mais abaixo na tabela.
ZOMG!!1!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
WillDice

Data de registro: 26 Ago 2007, 20:25

Mensagempor Rogério - Monge da Dungeon em 07 Jun 2009, 12:07

Olá Nibelung:

Ja que estamos colocando também os erros de portugues na Errata, gostaria de chamar a atenção para a página 58 no sub-título Recuperando Pontos de Vida:

Muitas vezes o alvo deste benefício precisa gastar um "pulo" de cura. :blink:

Acredito que o correto seja pulso.

Paz (^_^)
Rogério - Monge da Dungeon

Data de registro: 07 Jun 2009, 11:59

Mensagempor Nibelung em 08 Jun 2009, 11:53

20 erros acumulados. Os erros encontrados depois dessa postagem serão listados em vermelho para facilitar identificar o que entrou de novo. Quando (se) acumular 30 erros, farei outra postagem avisando.
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Rogério - Monge da Dungeon em 11 Jun 2009, 12:38

Bem meus amigos, contribuindo um pouco mais com a errata:

Página 291 No sub-Título Pontos de Ação, esta Escrito no segundo parágrafo:

Normalmente um personagem gasta um ponto de ação para realizar uma ação adicional durante seu "personagem". Acredito que seja turno não?

Na página 197 nos pré-requisitos do talento Destino do Vácuo Aprimorada aparece "Paco Estelar".

Paz (^_^)

Mensagempor Bahamute em 11 Jun 2009, 13:49

CARACAS... a lista não para de crescer...
Estou até com medo de ir buscar meu livro no sabado... (mas sim, eu o farei!)
Katia eu te amo!
When I see her on the street, you know she´s make my life complete...
Imagem Imagem Imagem
We need change, we need it fast, Before rock's just part of the past, 'Cause lately it all sounds the same to me
Bahamute
Coordenador

Data de registro: 26 Ago 2007, 01:25

Mensagempor Rogério - Monge da Dungeon em 11 Jun 2009, 22:57

Caros amigos, mais uma:

Página 294 no texto da coluna da direita sempre que é mencionado valores de pvs em 7"X" aparece apenas como "7" .

Paz (^_^)

Mensagempor Nibelung em 12 Jun 2009, 03:48

53 erros até o momento (26 mecânica, 27 de escrita). As erratas desde meu último aviso estão em vermelho. As erratas que serão colocadas depois deste aviso ficarão em azul.

Vale lembrar novamente que isso é uma errata não-oficial. Algumas coisas que eu considerei como erro (especialmente os de escrita) podem estar corretos no fim das contas.
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Nibelung em 22 Jun 2009, 04:25

66 erros até o momento (32 mecânica, 34 de escrita). As erratas desde meu último aviso estão em azul. As erratas que serão colocadas depois deste aviso ficarão em vermelho.

Adicionei também uma categoria pra "erros" que também constam no original (ou seja, não é culpa da tradução). Não pretendo fazer uma transcrição direta do tópico idêntico na ENworld, porque vai envolver muitas discussões que não cabem nesse tópico. Vou colocar unica e exclusivamente os erros que estão obviamente errados. Cheque o exemplo único para ter uma noção.
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor thordek em 22 Jun 2009, 15:21

Mais dois: :frenzied:

Pág 180
Equilíbrio - "Vendo" ao invés de "vento"

Pág 181
Escapar da Manobra Agarrar - Consulte Escapar, pág 290, ao invés de 288

[]s
thordek

Data de registro: 22 Jun 2009, 15:17

Mensagempor WillDice em 23 Jun 2009, 19:33

Página 91: Em "Lâminas Leves", substitua "ancinho" por "foice", e em "Lâminas Pesadas" substitua "foice" por "segadeira".
ZOMG!!1!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
WillDice

Data de registro: 26 Ago 2007, 20:25

Mensagempor Bahamute em 09 Jul 2009, 12:53

Não sei bem se é um erro que pode ser apontado, ou se foi o fato do texto justificado, mas na Pag.: 18, logo abaixo da tabela, está escrito:

Aplique os ajustes da raça escolhida (consulte o capitulo 3),
depoisquetiverdefinidoosatributosiniciaisdopersonagem.

Só faltou espaço entre as palavras.

Achei varios errinhos, mas vim até aqui pra postá-los, e eles já estavam escritos.
Katia eu te amo!
Imagem Imagem Imagem
We need change, we need it fast, Before rock's just part of the past, 'Cause lately it all sounds the same to me
Bahamute
Coordenador

Mensagempor Nibelung em 09 Jul 2009, 20:49

Não é só na pg 18 que tem isso. Aparece várias vezes no decorrer do livro, geralmente na última linha de alguns parágrafos. Eu chuto que foi uma forma de fazer o texto inteiro caber na página, ao invés de acontecer como a Fortaleza no Pendor das Sombras, onde tu tinha as 4 últimas linhas do parágrafo na página seguinte.
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Bahamute em 09 Jul 2009, 22:19

Sério cara? Que medo... Eu preferia o texto em outra página... ¬¬
Mesmo que isso resultasse em páginas com partes em branco... ¬¬
Katia eu te amo!
Imagem Imagem Imagem
Bahamute
Coordenador

Próximo

Retornar para Dungeons & Dragons